Profissionais buscam ajuda para se preparar para entrevistas de emprego em inglês
Participar de um processo seletivo em uma grande empresa requer uma longa e cuidadosa preparação por parte do candidato. Estudar sobre a empresa e sobre a vaga, se preocupar com vestuário e a postura são apenas alguns dos cuidados que o profissional precisa ter antes de enfrentar o recrutador. No entanto, algumas vagas de emprego exigem um pouco mais: têm como pré-requisito o conhecimento e fluência em inglês. Pensando em conquistar uma boa vaga em um cada vez mais disputado mercado de trabalho, muitos profissionais decidiram buscar ajuda profissional para se preparar para as tão temidas entrevistas em inglês.
Foi com esse objetivo que a engenheira química Thais Simões de Almeida Ribeiro, de 25 anos, se matriculou em uma escola de inglês de Santos, há xxx meses. Mesmo estudando inglês desde criança e depois de ter passado um mês nos Estados Unidos, não se sentia confiante durante as entrevistas em inglês.
“Quando comecei a estudar Engenharia notei que muitos livros e artigos eram em inglês, e eu precisava entender o conteúdo. Depois disso, veio a necessidade do idioma na busca de emprego, pois a maioria da vagas de trainee exigiam o inglês fluente”.
A jovem acredita que o preparo foi fundamental para o sucesso em busca de uma vaga de trabalho. “Uma vez recebi uma ligação inesperada de um recrutador. Estava dormindo quando o telefone tocou. Era uma pessoa de uma das empresas da qual eu estava participando de um processo seletivo. A entrevistadora falou em inglês comigo e, apesar do susto, me saí bem”, lembra a engenheira química. Após muitas tentativas, Thais conseguiu uma vaga de emprego em uma das maiores indústrias de papel e celulose do País.
O estudante de Engenharia de Instrumentação Vinicios Vilhegas da Rocha, de 22 anos, também sentiu a necessidade de aprimorar o inglês para ter sucesso nas entrevistas de emprego. “As grandes empresas exigem fluência em inglês, por isso já estou me preparando para oportunidades que virão depois que eu me formar e também para ter mais chances em vagas de estágio”.
No caso da analista de exportação Thábata Ferreira Lopes, de 34 anos, o conhecimento do idioma foi um diferencial para conseguir ser transferida para Dubai, para atuar na filial da empresa de comércio exterior onde trabalhava.
De volta ao Brasil depois de dois anos e meio, Thábata tem feito entrevistas de emprego em empresas de toda a parte do mundo, a maioria delas em inglês. “Já fiz mais de 30 entrevistas em inglês, na minha área é imprescindível ter o conhecimento do idioma”.
Para a analista de exportação, o maior desafio é manter o idioma afiado para não gaguejar nas entrevistas. “Tem que praticar sempre, pois foi por conta do inglês fluente que fui convidada a trabalhar fora do país”.
Pensando em ajudar esse público, a Raise Mentoria Educacional desenvolveu um conteúdo focado no preparo de profissionais para participarem das entrevistas em inglês.
Para a mentora educacional Luciane Alípio, co-fundadora da Raise Mentoria Educacional, o mais importante é controle emocional e desenvolvimento das habilidades
“ Não basta apenas o domínio técnico do idioma, é necessário também ter uma boa desenvoltura na hora da entrevista, autoconhecimento, boa oratória e comunicação são algumas das competências que devem ser desenvolvidas junto com o idioma”, explica Luciane.
Confira algumas dicas para mandar bem na entrevista de emprego em outro idioma:
- Não tente entender tudo que o entrevistador fala! Muitas vezes ficamos tentando entender palavra por palavra e acabamos perdendo o sentido da pergunta, a dica é entender o contexto e adequar a melhor resposta para aquela pergunta, ainda que tenha deixado passar uma palavra ou outra.
- Desenvolva sua comunicação: Não basta apenas entender sobre o tempo verbal ou decorar frase, saber passar a mensagem, e se expressar é muito importante
- Treine: Em qualquer tipo de entrevista, seja ela em outro idioma ou não, o preparo é fundamental! Faça um roteiro sobre você e sua trajetória e tente fazer uma simulação antes
- Se conheça! Muitas empresas utilizam da entrevista no idioma estrangeiro não apenas para testar as habilidades técnicas do candidato de se comunicar, mas para conhecer um pouco mais sobre ele em um outro contexto, fora da sua zona de conforto (língua materna), então conheça quem você é e como pode contribuir para a empresa, depois estude como expressar essa ideia em outro idioma