Blog

Chef Dário Costa inclui tainha na brasa no cardápio do Paru

19/07/21

A temporada da tainha está em pleno vapor, e para aproveitar que nesta época do ano essa espécie de pescado é encontrada em abundância no litoral de SP, o chef Dário Costa decidiu incluir no cardápio do Paru esse peixe tão tradicional da cultura caiçara, mas de uma maneira diferente.

No restaurante, a tainha é servida grelhada na brasa, acompanhada de farofa, vinagrete, pão de alho, legumes e banana da terra. O prato serve de duas a três pessoas e custa R$ 140.

Para quem preferir preparar o peixe em casa, pode pedir a tainha crua no Açougue do Mar, por R$ 25,00 kg, com opção de levar pra casa já temperada com salsa ajillo.

“Nossa ideia é tentar resgatar essa cultura aqui do nosso litoral, de consumir a tainha nessa época do ano durante os festivais existentes em várias cidades da região. Ao longo dos anos, essa tradição foi perdendo força e já não se ouve mais falar mais tanto dessas festas. Por isso, quis trazer a tainha para o cardápio do Paru, que é um restaurante super jovial, moderno e descontraído, para apresentar esse pescado tão importante, mas servido de maneira diferente, numa tentativa de atrair o público jovem e resgatar a nossa cultura”, enfatiza o chef.

Sobre o Paru
Instalado no mezanino do novo Mercado de Peixes, na Ponta da Praia, em Santos, o Paru, do chef Dário Costa, é uma espécie de “lanchonete de frutos do mar” que serve comida informal, de rua, para comer com as mãos. O cliente faz o pedido no caixa ou no totem e, depois, retirara a comida no balcão da cozinha, sem formalidade alguma.
O menu é enxuto justamente para que não haja desperdício, com peixes frescos, valorizando o simples e aproveitando ao máximo todas as partes do peixe nas receitas. No cardápio, estão sanduíches, porções, peixes e frutos do mar na brasa, tudo servido em embalagens ecológicas e descartáveis.
Apesar da informalidade, o chef, campeão da 2ª edição do Mestre do Sabor, da Rede Globo, explica que a casa tem uma filosofia que une todas as vertentes do cardápio. “Nós valorizamos os ingredientes do nosso país. Nossos peixes são de águas brasileiras, muitas vezes de pesca artesanal daqui da região. Não serviremos salmão ou nenhum outro peixe que viajou de avião para chegar à região”.
Conforme Dário, a ideia de um tipo de fast food de frutos do mar é justamente uma brincadeira com fundo provocativo. “Para mostrar que podemos fazer comida boa e de qualidade com os nossos ingredientes, basta abrir a mente com consciência e valorizar o que está ao seu redor”.
Além do restaurante, há ainda, no mesmo espaço, o Açougue do Mar para venda de peixes da região, com tratamento e cortes diferenciados.
Serviço:
O Paru fica na Av. Governador Mário Covas Júnior, 3.050 – Ponta da Praia – Santos (dentro do Mercado de Peixes)
Funciona de terça a domingo, das 9 às 17 horas (até às 11 horas o cardápio é reduzido apenas com as opções de frituras)
Informações: (13) 3261-4055
@parurestaurante

Tags:
Compartilhe:

Obrigado por se inscrever. Confira sua caixa de entrada ou spam para confirmar seu cadastro!