Blog

Dário Costa recebe renomados chefs para celebrar os 7 anos do Madê

08/10/24

Thiago Castanho, Marcelo Bastos, Gustavo Rodrigues, Caio Yokota, Victor Valadão, Bia Limoni, Irina Cordeiro, Benê Souza e Isadinha estarão presentes na festa com um menu com pratos e drinks autorais para comemorar o aniversário da casa 

Para celebrar os 7 anos do Madê, o chef Dário Costa recebe, no dia 20 de outubro, renomados profissionais da gastronomia brasileira em um grande evento em seu restaurante, em Santos, no litoral de São Paulo. Durante a festa, que será realizada das 17 às 22 horas, haverá um menu exclusivo com pratos para compartilhar elaborados por oito chefs convidados: Thiago Castanho, Marcelo Bastos e Gustavo Rodrigues (Sororoca), Caio Yokota e Victor Valadão (Aiô e Mapu), Bia Limoni (Shihoma), Irina Cordeiro (Irina Restaurante e Cuscuz da Irina) e Benê Souza (Virado), além de um coquetel especial criado pela consultora de drinks Isadinha. O cardápio especial de aniversário será servido no formato a la carte.  

 

Para dar um clima bem praiano e festivo, haverá música ao vivo, e mesas e cadeiras de praia ao lado de fora do restaurante. As reservas já podem ser feitas pelo pelo WhatsApp: (13) 99115.1913 para o primeiro horário (17 horas). Os demais clientes serão atendidos por ordem de chegada. 

Sobre o Madê
Localizado em Santos, no litoral de São Paulo, o Madê foi inaugurado no dia 23 de outubro de 2017. Desde então, recebe, todos os dias, não só moradores da Baixada Santista, mas turistas de toda a parte do Brasil e do exterior, interessados em conhecer o trabalho do chef Dário Costa. Especializado em peixes e frutos do mar na brasa, o restaurante se destaca por seus pratos autorais e inspirados em clássicos da gastronomia. Na casa, o respeito ao meio ambiente e o consumo sustentável são levados a sério. Na cozinha do restaurante, a prioridade são os peixes não-convencionais, geralmente pouco conhecidos pelos clientes. Além disso, os pratos mudam com frequência para respeitar a sazonalidade dos insumos, grande parte de pequenos produtores locais, principalmente orgânicos. 

Sobre os chefs: 

Dario Costa
Nascido e criado em Santos, no litoral de São Paulo, Dário Costa sempre teve uma grande preocupação com a cadeia produtiva e a forma de pesca, e busca até hoje incorporar em seus projetos maneiras mais sustentáveis de trabalhar. Hoje, aos 36 anos, está à frente da cozinha de quatro restaurantes no Brasil: Madê e Paru (em Santos), Deus Ex-Machina (em São Paulo) e Benedita (em Fernando de Noronha). Todos com bastante ênfase em frutos do mar e comida feita na brasa. Também é sócio do Açougue do Mar, uma peixaria preocupada com a manipulação, qualidade e procedência dos pescados. Em junho de 2022, Costa foi eleito Chef Revelação no prêmio Melhores do Ano da Prazeres da Mesa. Em outubro do mesmo ano, ganhou o prêmio de Chef Revelação da Revista Go Where Gastronomia.

Bia Limoni
Na chefia do Shihoma, aberto em 2020, a paulista Bia Limoni, de 33 anos, nascida em Araraquara, interior de São Paulo, tem a missão de orquestrar e fazer rodar a casa e o padrão de excelência conquistado ao longo dos anos. Ela, que é publicitária por formação, é também o coração criativo da cozinha – expertise que aprendeu bem na temporada em Nova York, cidade na qual passou pelos renomados Estella e Cosme. Ou seja, cabe à Bia pensar as melhores combinações de ingredientes, molhos, ervas e afins, para dar vida e ressaltar as massas frescas criadas pelo pastaio Márcio Shihoma, idealizador do projeto e sócio-proprietário das casas Shihoma e Shihoma Deli, ao lado de Bia e Joey Lim.

Irina Cordeiro
Potiguar de 36 anos, Irina Cordeiro se formou em enogastronomia, gastronomia e fez pós em gestão por processos. Hoje, além de estar à frente do Cuscuz da Irina e do Irina Restaurante, tem sua empresa de consultoria em gestão 360 e faz um lindo trabalho como influenciadora digital. Foi 3 lugar no Masterchef Profissional em 2017 e condecorada pela união no mesmo ano como chef revelação. Ela acredita que nas suas raízes está o maior poder de transformação.

Caio Yokota
O contato do chef Caio Yokota, 29, com a cozinha começou cedo. Nascido em Bragança Paulista, onde o pai tem um restaurante há mais de 40 anos, cursou Engenharia de Alimentos na UNICAMP, mas logo viu que seu futuro estava na gastronomia, área na qual se graduou na Universidade Anhembi Morumbi. Com passagem por importantes restaurantes da capital paulista, como Miya, Aizomê e Tuju, recebeu bolsa para estudar empreendimentos gastronômicos no Japão. Em 2018, foi convidado a chefiar a cozinha do restaurante Mapu, na Vila Mariana, e começou a investir em pesquisas e desenvolvimento de receitas, ao lado do amigo de longa data Victor Valadão, com quem divide até hoje o dia a dia atrás dos fogões. A dupla embarcou, em 2019, para uma pesquisa “in loco” em Taiwan. De volta ao Brasil, criaram o projeto do Aiô, um restaurante taiwanês mais autoral, junto com Duilio Lin. 

Victor Valadão
Victor Valadão, 30, mineiro, criado entre o Pará e o Ceará, cresceu assistindo Jamie Oliver, Nigella Lawson, Felipe Bronze e Claude Troisgros na tevê, mas sua conexão com a cozinha começou bem antes, com a mãe e as avós. Em 2014, mudou-se de Fortaleza para Belo Horizonte para estudar Gastronomia. Trabalhou em um boteco tradicional na cidade antes de estagiar com Felipe Rameh e Fred Trindade, no restaurante Trindade. Em 2015, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou no D.O.M., do chef Alex Atala. Entrou na universidade Anhembi Morumbi para continuar sua graduação e foi trabalhar com o chef Alberto Landgraf, do Epice. Com o fechamento da casa, levou suas facas para o Tuju, de Ivan Ralston, onde dividiu praças e funções com seu parceiro Caio Yokota, que anos mais tarde lhe apresentaria Duilio Lin e a proposta de compartilhar a cozinha do Mapu, no momento em que o negócio passava de foodtruck a restaurante, e tempos depois, seria também sócio no Aiô. 

Isadinha 

Isadinha é uma consultora de drinks de renome nacional e internacional, reconhecida por sua expertise em promover a diversidade da culinária brasileira através de bebidas locais. Como curadora em eventos prestigiados, como o Prazeres da Mesa, e a primeira brasileira a integrar o júri do Spirits Selection Concours Mondial de Bruxelles, ela se consolidou como uma autoridade no setor. Seu vasto conhecimento a levou a palestras em instituições de destaque e a consultorias para marcas renomadas, incluindo o Belmond CapJuluca e a Globosat. Além disso, em 2024, Isadinha foi uma das cinco pessoas no mundo selecionadas pela Camus Cognac para uma internship em Spirits Specialization, solidificando ainda mais sua posição como embaixadora das bebidas brasileiras. 

Thiago Castanho
Thiago Castanho é um típico paraense com orgulho da raiz. Começou a trabalhar ainda jovem no restaurante da família. Depois de formado pelo Senac em Campos do Jordão (SP), e um estágio em Portugal. Hoje, com 36 anos de vida e mais de 20 dentro da cozinha, Thiago é um dos maiores nomes da gastronomia nacional. Segundo o jornal The New York Times, ele é um dos mais inovadores chefs do Brasil, fazendo renascer a culinária amazônica. Além disso, foi eleito por três vezes Chef do Ano pela revista Veja Comer & Beber Belém, figurou na lista da revista Forbes 2015, que elegeu 30 brasileiros de destaque em diferentes áreas, integra a lista dos 50 Best Restaurants da América Latina e recebeu o título de chef do ano 2015, pela revista Prazeres da Mesa. Em outubro de 2023, junto a outros dois amigos e chefs, inaugurou o Sororoca Bar, em São Paulo. 

Gustavo Rodrigues
Gustavo Rodrigues é chef de cozinha com formação em gastronomia e especialização em história da cozinha brasileira. Ele é o chef e um dos fundadores do Lobozó, um restaurante que busca trazer a cultura caipira de volta ao cenário urbano, inaugurado em 2020 em São Paulo. Gustavo também é sócio do Bar Sororoca, dedicado a pescados e frutos do mar, com personalidade brasileira e descontraída, criado em parceria com os amigos e chefs Thiago Castanho e Marcelo Bastos.

Marcelo Bastos
Nascido em Londrina, no Paraná, e neto de cozinheiros, Marcelo Bastos trabalha há mais de 12 anos explorando as cozinhas brasileiras no Jiquitaia. Co-autor da obra Culinária Caipira da Paulistânia (livro escrito em parceria com o sociólogo Carlos Alberto Dória), que culminou com a abertura do Lobozó, casa especializada em cozinha caipira, um dos primeiros casos de livro que vira restaurante. Recentemente, em parceria com Gustavo Rodrigues (sócio e chefe executivo do Lobozó) e Thiago Castanho, Marcelo inaugurou o Sororoca Bar.  

 

Benê Souza
Benê Souza, 27 anos, fez curso de cozinha profissional em Campinas, interior de São Paulo, onde nasceu e iniciou sua carreira. Em 2017 entrou no Grupo Maní, de Helena Rizzo, como estagiário, e saiu como subchef, em 2021. Dali, partiu para o Taraz, de Felipe Bronze, no Rosewood, onde participou do projeto, conceito do restaurante e todos os processos até a inauguração da casa, quando assumiu a função de subchef comandando a cozinha durante 1 ano. No início de 2023, Benê recebeu a proposta para chefiar o Virado SP, no Largo do Arouche. Ali, imprimiu uma cozinha moderna com inspiração em pratos clássicos paulistanos, com técnicas contemporâneas com atenção nos detalhes. Em 2024, foi eleito chef revelação pela revista Veja São Paulo. Agora, parte para um novo desafio, chefiar o primeiro restaurante da marca Z Deli, onde assina o novo cardápio com influências judaicas ao lado de Julio Raw, proprietário da marca. A casa será inaugurada ainda este ano. 

 

Serviço:
Aniversário 7 anos do Madê
20 de outubro (domingo)
das 17h3 às 22h
R. Minas Gerais, 93 – Boqueirão
Reservas pelo WhatsApp: (13) 99115.1913
@madecozinha

Contatos para imprensa:
Tatiana Lopes (13) 99742-0699 – Elo Comunicação
Mariah Massari (11) 96793-1608 – Sibaris
Morgana Peruffo Forti (54) 99914-4886 – Sibaris
 

 

Compartilhe:

Obrigado por se inscrever. Confira sua caixa de entrada ou spam para confirmar seu cadastro!