CAMPS Santos oferece oportunidade do primeiro emprego a jovens da cidade
Interessados em se tornarem aprendizes podem se candidatar para uma das 700 vagas oferecidas pela instituição, no mês de junho. Nesta sexta (24/05), cerca de 250 jovens participarão da formatura da primeira turma de 2019 e darão início a suas carreiras profissionais
Capacitar os jovens para o mercado de trabalho e oferecer a oportunidade do primeiro emprego. Esse tem sido o desafio do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS) Santos há mais de cinco décadas.
Nesta sexta-feira, dia 24 de maio, ocorrerá mais um importante ritual de passagem para cerca de 250 jovens: a solenidade de formatura, que simboliza o encerramento de um ciclo e o início de uma nova fase. A cerimônia será realizada a partir das 19 horas, na sede da instituição, e reunirá familiares dos jovens, empresários, autoridades, ex- aprendizes e diretores do CAMPS. O deputado federal Júnior Bozzella foi escolhido para ser o paraninfo da 1ª Turma de 2019 do CAMPS.
Para quem ainda não teve a chance de passar pelo programa de formação do CAMPS e está em busca do primeiro emprego, a oportunidade é agora. Os adolescentes interessados em se tornar jovens aprendizes do podem se inscrever nos dias 8, 15 e 29 de junho, das 8 às 16 horas, na sede da instituição. Ao todo, são oferecidas 900 vagas, para candidatos que cursam o 9° ano do ensino fundamental e que nasceram em 2004.
Para se candidatar, é necessário ir à sede da entidade acompanhado do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal – nesse caso, com o certificado de tutela). No ato da inscrição o candidato irá realizar uma prova para testar seus conhecimentos em língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, conhecimentos gerais e redação. Os jovens devem levar caneta, lápis e borracha.
O adolescente deverá comparecer devidamente trajado – não são permitidos shorts, cropped, mini blusa e mini saia e entrada e permanência sem camisa, com regata, bermuda e boné.
É preciso apresentar RG e CPF do candidato e do responsável (atualizado, mínimo de cinco anos), comprovante de residência recente (no máximo, três meses) em nome do responsável, Declaração Escolar recente (três meses) e cópia do laudo médico com CID 10 (quando necessário) e holerite do responsável. Para participar do programa é preciso residir em Santos.
Além da prova, os jovens inscritos passam por uma entrevista com a equipe multidisciplinar do CAMPS.
Serviço:
O CAMPS fica na Avenida Washington Luiz, s/n, Vila Matias. Mais informações pelo telefone (13) 3226-6464.
Projeto Avançar
Visando aprimorar a qualificação dos aprendizes, o CAMPS remodelou para 2019 o projeto da Socioaprendizagem. Com uma carga horária 60% maior e novos módulos, o curso de formação inicial, que antecede o contrato da aprendizagem nas empresas, está mais completo e adequado às novas necessidades do mercado de trabalho.
O Projeto Avançar tem como objetivo a promoção social através da capacitação de adolescentes de Santos, entre 15 a 17 anos, para a inserção no mundo do trabalho. A capacitação é realizada por meio de um curso modular, que visa desenvolver competências e habilidades para o mercado de trabalho, transformando-os em profissionais do futuro, aptos à enfrentarem os desafios da profissão.
“Ampliamos o curso, incluímos mais módulos, tudo com objetivo de formar melhor os jovens e atender às necessidades dos nossos parceiros (empresas contratantes). Agora, além dos conteúdos já existentes, do módulo de empreendedorismo, ministrado em parceria com o Sebrae, os adolescentes terão um conhecimento básico das competências dos cursos de Comércio e Varejo, Logística e Rotinas administrativas e a introdução do inglês voltado para o mundo do trabalho”, destacou o presidente do CAMPS, Elias Júnior.
Sobre o CAMPS
O Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS) Santos é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como finalidade a promoção social e a educação, e visa proporcionar aos jovens adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal o acesso ao mundo do trabalho, o crescimento pessoal, o exercício da cidadania e à promoção humana, a fim de integrá-los socialmente.
O trabalho da instituição é pautado na integração humana do adolescente e sua família, o fortalecimento de vínculos familiares e convívio social.
Responsável pela formação e colocação de jovens aprendizes no mercado de trabalho, o CAMPS Santos, ao longo de cinco décadas, ajudou mais de 110 mil jovens a conquistarem o primeiro emprego.
Uma das mais importantes e respeitadas instituições da cidade, o CAMPS Santos completou 51 anos de atuação no dia 30 de novembro de 2018. Nos últimos anos, a diretoria do CAMPS tem buscado com afinco a melhoria de todos os serviços oferecidos aos jovens e da estrutura da instituição. A instituição oferece aos jovens uniformes, alimentação e apoio social, pedagógico, disciplinar, psicológico, odontológico e médico. Tudo de forma gratuita e continuada, dando aos adolescentes todo o preparo e condições para irem em busca do tão sonhado primeiro emprego. Também ensinamos aqui a importância do patriotismo e do civismo. Os jovens aprendem os hinos, a ser solidários, a respeitar o próximo e a acreditar no Brasil”, enfatiza o presidente da instituição, Elias Júnior.