Blog

Cinco dicas para escolher um bom corretor de imóveis e agilizar o processo de compra da sua casa própria

05/11/19

Grande parte dos brasileiros passa a vida sonhando com a casa própria. Mas antes de adquirir o imóvel tão esperado por toda a família, é necessário tomar alguns cuidados para evitar perda de tempo e dores de cabeça. Um deles é escolher um bom corretor para fazer a intermediação na hora da compra, tratar da documentação e assessorar na concretização do negócio.

“O primeiro passo você para ter o respaldo a respeito da qualidade dos serviços que serão prestados é checar no site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) se o corretor é inscrito. O órgão tem como função fiscalizar o exercício da profissão de corretor de imóveis”, explica o consultor em imóveis Abner Ricco, diretor da Invista Inteligência Imobiliária.

Outra recomendação importante para contratar um profissional qualificado é buscar recomendações. “Procure se ele possui um site ou redes sociais para ver se encontra alguma avaliação do trabalho dele”, aconselha Ricco, que tem mais de 20 anos de experiência no setor e é especializado no treinamento de corretores.

Abaixo, confira 5 dicas do especialista para escolher um bom profissional e agilizar o processo de compra do imóvel:


1 – Primeira impressão
A primeira impressão de um corretor diz tudo. Por isso, verifique se ele tem uma forma de se vestir adequada, sóbria e se está preparado para o atendimento. Um corretor desleixado, desorganizado, que não responde suas mensagens, já demonstra que a condução da sua negociação tem grandes chances de não ser produtiva.


2- Conhecimento de campo

O corretor precisa estar por dentro da região onde você pretende comprar o imóvel. Por isso, no primeiro contato, faça algumas perguntas para ele sobre a área. No mínimo, ele deve ter conhecimento sobre os principais empreendimentos e características do bairro. De preferência, escolha um o corretor que atue na praça da cidade em que você está procurando o imóvel. Certifique-se se ele conhece a microrregião, porque isso demonstra que o profissional tem conhecimento de campo e legitimidade para precificar imóveis e prestar uma melhor consultoria.


3 . Agilidade e dinamismo
A agilidade no atendimento é um dos pontos mais admirados por quem está em busca de um novo lar. Isso porque, o maior ativo que todos nós temos é o tempo. Você talvez até saiba como arrumar o imóvel que deseja. Identifica a região, faz buscas na internet e bate de porta em porta para conversar com o zelador, com o síndico etc. Mas isso é algo trabalhoso, que leva tempo. O bom corretor de imóveis vai fazer todos os filtros para que você não perca tempo. Vai identificar oportunidades no mercado e te mostrar somente o que realmente interessa.


  1. Trabalhar em escritório
    É sempre importante saber se o corretor trabalha em uma imobiliária. O corretor que trabalha no escritório está assessorado por uma equipe, por um corpo jurídico. Significa que tem gente com mais experiência fazendo parte do universo da venda. Então, você tende a ter uma consultoria mais profissional e qualificada.

  2. Atendimento

Ache um corretor que converse bem, que seja bom com a argumentação e que te escute. Essas características tendem a trazer resultados mais interessantes para quem está comprando. Se o corretor te entrevista e pergunta o que quer saber, como por exemplo, onde você mora, onde seus filhos estudam, quais as características que procura em um imóvel e o que você já viu, esses são sinais importantes de que ele está interessado na tua causa e na tua dor. E que ele vai resolver isso para você. Um corretor muito disperso, que faz poucas perguntas, que está com você, mas toda hora fica olhando o celular, não está te priorizando. Um atendimento cuidadoso é aquele que não deixa nada passar despercebido.

 

 

Tags:
Compartilhe:

Obrigado por se inscrever. Confira sua caixa de entrada ou spam para confirmar seu cadastro!