Saiba como não errar na escolha do espumante
Os espumantes são uma ótima pedida para acompanhar as ceias de final de ano. Para não errar na harmonização, o sommelier Thiago Martins dos Santos, da Enoteca Decanter de Santos, dá algumas dicas.
Ele ensina que o que diferencia os estilos de espumante é a quantidade de açúcar – quanto menos açúcar, mais seca é a bebida. Os tipos são Brut Nature (o mais seco), o Brut (também seco, porém com um pouco mais de açúcar) e o Demi- Sec (o mais doce). “O espumante é uma bebida muito versátil, pois harmoniza com vários tipos de pratos”, comenta Thiago dos Santos.
Para acompanhar canapés e petiscos em geral, a sugestão dele é o Prosecco Brut. “É um espumante bem fresco, com um corpo leve e de fácil aceitação, principalmente para iniciantes”, explica.
Para aquela ceia clássica, com pernil, tender e chester, por exemplo, o sommelier recomenda o Brut Rosé. E, para as sobremesas, é necessário equilibrar os níveis de doçura da sobremesa e do espumante. “Por exemplo, um bolo à base de frutas vai bem com um espumante doce, como os nacionais feitos com a uva moscatel”.
E uma última dica diz respeito à temperatura para servir: “Para os espumantes, a temperatura correta é de oito graus”, ensina. Na Enoteca Santos, Thiago fica à disposição dos clientes para tirar estas e outras dúvidas. O endereço é Avenida Azevedo Sodré, 144, Gonzaga, telefone (13) 2104-7555.