É a ferramenta de marketing responsável pela gestão do relacionamento de uma organização, empresa, marca ou mesmo do profissional com os veículos de comunicação.
É a ferramenta de marketing responsável pela gestão do relacionamento de uma organização, empresa, marca ou mesmo do profissional com os veículos de comunicação.
Desenvolve o relacionamento da empresa, marca ou profissional que deseja dar visibilidade positiva ao seu nome junto aos veículos de comunicação e fortalecer sua imagem. Serve de ELO entre o cliente e os veículos de comunicação.
A assessoria de imprensa busca conquistar cobertura editorial (espaço) na mídia, com apelo noticioso e não-comercial, através da chamada mídia espontânea, não paga (matérias, notas e reportagens em jornais, sites, revistas, emissoras de TV e de rádio);
O papel do assessor de imprensa, que geralmente tem formação em jornalismo, é conseguir que sejam divulgadas na imprensa notícias sobre o assessorado, através das seguintes ações:
1 Entender o negócio e definir, junto ao cliente, uma política de comunicação – projetos, propostas, objetivos;
2 Definir quais projetos devem ser trabalhados com a mídia e produzir materiais para divulgação;
3 Identificar veículos prioritários para iniciar o trabalho e preparar mapa da mídia;
4 Identificar os porta-vozes e suas dificuldades para, assim, treiná-los de maneira a garantir maior segurança no trato com os jornalistas;
5 Estabelecer contato direto com a mídia geral e especializada, para iniciar o trabalho de direcionamento de entrevistas;
6 Ser a ponte entre a empresa e a imprensa;
7 Identificar espaços e ações para divulgar a empresa na mídia de forma estratégica;
8 Redigir releases, notas, sugestões de pauta sobre novidades, diferenciais, ações e eventos;
9 Contatar jornalistas, agendar entrevistas, convidar jornalistas para eventos;
10 Fazer a clipping de notícias publicadas ou veiculadas sobre a empresa e relatórios de atividades e de resultados;
1 Visibilidade na imprensa e ganho de credibilidade;
2 Ganho de reputação e fortalecimento da marca;
3 Difusão de informações positivas sobre a marca;
4 Ajuda a transformar seus porta-vozes em fontes de informação e referências sobre os assuntos tratados pela empresa;
5 Ajuda direta e indiretamente nas vendas.
Um trabalho continuado permite à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade, ajudando a formar imagens de produtos, consolidar reputação, firmar conceitos de serviços e criar personalidades.
1 Tudo o que é novidade;
2 Tudo que é diferente;
3 Tudo que interessa a população;
Exemplos: eventos, lançamentos, inaugurações, cursos, palestras, diferencial de um produto ou serviço, tendências, etc
Mídia paga são os anúncios, espaços pagos em veículos de comunicação, sejam eles eletrônicos ou impressos. Já mídia espontânea são os espaços jornalísticos conseguidos em reportagens e matérias nesses mesmos veículos, porém como parte do conteúdo editorial.
Um investimento não substitui o outro. Os dois tipos são importantes para mostrar força, presença de mercado e diálogo com o consumidor.
Credibilidade, porém, é algo que se atinge com mídia espontânea, pois ela é feita a partir do que os outros falam da empresa, e não do que a empresa decide falar sobre ela própria em uma campanha publicitária.