História do CAMPS Santos será enredo da Unidos dos Morros no Carnaval santista em 2020
O G.R.C.E.S. Unidos dos Morros traz para avenida em 2020 um enredo que se baseia na história da inspiradora formação de vida de um jovem aprendiz do CAMPS – Centro de Aprendizagem Mobilização Profissional e Social de Santos.
O anúncio do enredo, “A beleza de ser um eterno aprendiz”, foi feito pela diretoria da agremiação, que desfilará no Grupo Especial do Carnaval santista, durante uma solenidade realizada na sede do CAMPS, no último sábado (13/7). Participaram da cerimônia, repleta de muito samba, diretores das instituições, autoridades, empresários, aprendizes e seus familiares, ex-aprendizes, além de integrantes da escola.
Segundo o presidente da agremiação, Fábio Fernandes Carvalho, um dos principais intuitos da Unidos dos Morros com esse enredo sobre o CAMPS é o de sensibilizar a sociedade sobre o quão importante é o investimento na qualificação profissional dos jovens.
“Nos morros e nas principais comunidades carentes da cidade, a maioria dos adolescentes sonha em ingressar no CAMPS. Pois eles sabem que a instituição é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, que vai prepará-los e encaminhá-los para um emprego formal, com carteira assinada. E assim, poderão ajudar no sustento de suas famílias. E, no futuro, poderão chegar a ser profissionais de sucesso ou até mesmo grandes empresários”.
Fundado em 30 de novembro de 1967, o CAMPS Santos é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como finalidade a promoção social e a educação, e visa proporcionar aos jovens adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal o acesso ao mundo do trabalho, o crescimento pessoal, o exercício da cidadania e à promoção humana, a fim de integrá-los socialmente. Em mais de meio século, já ajudou mais de 110 mil jovens a conquistarem o primeiro emprego, formando empresários, políticos, servidores públicos e profissionais renomados na cidade.
“A nossa proposta é dar protagonismo, traçando, de forma poética, o perfil do jovem aprendiz, que, por meio de uma figura central, irá permear todo nosso enredo, expressando totalmente seu ciclo de aprendizagem e sua vida, proporcionando ao espectador a identificação imediata com a narrativa. Afinal, quem não foi ou não conhece, mesmo que de longe, um jovem aprendiz?”, explica o novo carnavalesco da escola, Igor Carneiro.
“Estamos muito honrados com essa homenagem, pois o Carnaval, historicamente, aborda temas e personalidades de extrema relevância para a sociedade em geral. E o CAMPS chegar a esse nível de ser homenageado por uma escola, eleva o nome da instituição. Ainda mais feliz estamos pelo fato do enredo ser da Unidos dos Morros, porque muito de nossos ex-aprendizes e ainda patrulheiros, à época, fazem parte das comunidades dos morros santistas”, destaca o presidente do CAMPS, Elias Júnior.