Mamáfrica realiza ação de mitigação de carbono com plantio de 100 árvores em Santos
Como parte das atividades de encerramento da exposição “Mamáfrica – Ancestralidades Africanas no Brasil e em Cuba”, o Instituto Alvorada Brasil e Barthô Naïf promovem, em novembro, uma importante ação de mitigação das emissões de carbono geradas durante o evento, realizado entre 18 de setembro e 1º de novembro de 2025, no Museu do Porto de Santos.
O projeto prevê o plantio de 100 árvores nativas da Mata Atlântica, simbolizando o compromisso do Mamáfrica com a sustentabilidade, a educação ambiental e o legado positivo deixado pela mostra.
A ação acontece em duas etapas:
- Plantio simbólico de uma árvore da espécie Guapuruvu — no dia 20 de novembro de 2025, às 10h, na Praça Zumbi dos Palmares, em Santos, durante a programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
- Plantio das demais 99 árvores — no dia 27 de novembro de 2025, das 10h às 12h, no Parque dos Morros (Avenida Prefeito Antonio Manoel de Carvalho, 1112 – Subida da Nova Cintra, em frente à Igreja Congregação do Brasil).
Além de compensar as emissões de carbono geradas pela produção e realização da exposição, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental e da justiça climática, temas que dialogam diretamente com a proposta do projeto Mamáfrica: valorizar as ancestralidades africanas e afro-brasileiras sob uma perspectiva contemporânea e sustentável.
A atividade será realizada em parceria com o Instituto Alvorada Brasil, Barthô Naïf, Secretaria de Igualdade Racial da Prefeitura de Santos, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Empresas Júnior da UNIFESP e o Museu do Porto de Santos, com o apoio da Autoridade Portuária de Santos.