Blog

2ª edição do Festival Transformar movimenta o Centro Histórico de Santos com arte, música, design e sustentabilidade

23/09/25

De 26 de setembro a 5 de outubro, o Centro Histórico de Santos recebe a 2ª edição do Festival Transformar, um evento gratuito que integra cultura, economia criativa, consumo consciente e sustentabilidade em uma programação repleta de experiências. A agenda se concentra às sextas, sábados e domingos, sempre a partir das 11 horas, com atividades na Casa da Frontaria Azulejada e no Museu do Café, que incluem mercado de pequenos produtores autorais, exposições de arte, design e fotografia, rodas de conversa, oficinas, workshops, além de música e gastronomia.

“Mais que um festival, o Transformar é um convite para refletir sobre novas formas de criar, consumir e se relacionar com a cidade, conectando público, artistas, empreendedores e coletivos em torno de três pilares: upcycling, consumo consciente e inclusão social e cultural”, destaca produtor executivo e organizador do evento, Gabriel Del Corso.

O tema desta edição, “QUANDO TE VEJO…”, provoca reflexões sobre respeito, empatia e admiração. “O Festival Transformar nasceu como uma evolução natural dos projetos que venho desenvolvendo ao longo da carreira. Depois do sucesso da primeira edição, voltamos com ainda mais força, conectando pessoas, ideias e negócios na Baixada Santista”, afirma Gabriel Del Corso.

Ao longo de seis dias de programação gratuita, o público poderá vivenciar uma experiência completa que reúne diferentes expressões da economia criativa. Mais de 70 expositores autorais apresentam moda, design, arte, fotografia, cosméticos naturais, gastronomia e vinhos, compondo um mercado diverso e cheio de identidade.

A cenografia é assinada por Gabriel Del Corso, Cláudio Magalhães e Carolina Helena Freitas (CH Cenografia), construída com pallets, madeiras reaproveitadas, acervo de cenografia e iluminação LED. A comunicação visual, com estética lambe-lambe, leva a assinatura de Márcio Ribas.

O festival também recebe exposições inéditas de fotografia, arte drag, design botânico e uma instalação coletiva, além de oferecer workshops e oficinas criativas voltadas tanto para adultos quanto para crianças. A programação inclui ainda rodas de conversa e painéis sobre sustentabilidade e economia circular, com a participação de convidados nacionais e internacionais, ampliando o diálogo sobre inovação e impacto social.

Na área gastronômica, o público encontra curadoria especializada, com pratos que valorizam ingredientes regionais e drinks autorais preparados por nomes da cena local. Para completar, a música dá o tom das celebrações, com discotecagens que transitam entre a memória afetiva e a vanguarda eletrônica, criando o clima perfeito para encontros e descobertas no coração do Centro Histórico de Santos.

O Festival Transformar também caminha junto com outras iniciativas que acontecem na cidade durante o mesmo período, como a Primavera Criativa, realizada pela Secretaria Municipal de Comunicação e Economia Criativa (Secom), junto com a feira Feito em Santos, nos dias 27 e 28 de setembro, na Praça Mauá; e o Mercado Coffee, que acontece no dia 4 de outubro, no Museu do Café.

Experiência autoral e curadoria de peso

Um dos pontos fortes do Transformar é a pluralidade de curadorias que compõem o evento. Cada núcleo traz um olhar particular sobre criatividade e sustentabilidade. A edição de 2025 reúne nomes e coletivos que são referência no cenário criativo nacional:

  • BaFu @barrafundaautoral – projeto do cenógrafo Cláudio Magalhães, produzido pelo Estúdio Casa Torta e, que levará ao festival cerca de 30 marcas de moda, design, arte, cosmética natural e gastronomia. O coletivo é reconhecido por ocupar galpões e prédios com arquitetura relevante e espaços culturais na Barra Funda e centro, em São Paulo, com feiras que se tornaram referência no mercado criativo.
  • Villarejo Art – idealizado por Fernanda Sales – destaca pequenos produtores da Baixada Santista, reforçando a cena local e promovendo conexões entre artistas e empreendedores da região com o público visitante.
  • AFROTU – coletivo de mulheres negras afro-empreendedoras da região, dirigido por Luciana Cruz, com iniciativas que unem ancestralidade, cultura e inovação. No festival, apresenta moda, acessórios, artesanato e cosméticos inspirados em saberes tradicionais.
  • Fashion Revolution – Representado por Suzana Azar, é movimento global que questiona práticas da indústria da moda e incentiva consumo consciente. No Transformar, o núcleo promove ações educativas sobre descarte de resíduos têxteis, além de rodas de conversa sobre sustentabilidade.
  • Futrica Economia Criativa – de Mariana Paes é espaço cultural no Centro Histórico que integra a programação paralela com feira de vinil, moda plus size, oficinas, performances e a exposição Mulheres no Centro. (Rua Quinze de novembro, 146)

Exposições inéditas

O festival amplia seu alcance ao abrigar exposições artísticas e instalações que dialogam com diversidade, memória, corpo e sustentabilidade.

  • BaFu – Exposições autorais
    Incluem a série “Pé de Capim”, de Jorge Morábito, que mistura artes plásticas e memória coletiva; a obra “Vitória Gigante”, de Nana Kondo, em que elementos botânicos se transformam em instalação de grandes dimensões; a Galeria Minhoca, por Gabriela Perseguim, dedicada a artistas plásticos e fotógrafos, com obras que trazem um recorte poético e cotidiano sobre o dia a dia do brasileiro; a Rente, do Rafael Campelo, que apresenta um conjunto de ilustrações que promovem uma reflexão filosófica sobre suas vivências pessoais; a Yukie Kabashima, que homenagea a fauna e flora brasileiras; ea Virô – criada a partir do reaproveitamento de materiais cenográficos da EASY  – apresenta suas coleções com foco em sustentabilidade, inovação e práticas de eventos lixo zero.
  • O Mar é o mesmo Mar em todo lugar – Ida Feldman e Biaquefez
    O encontro de Ida Feldman e Biaquefez em uma Collab diferentona: Ida que cria frases e as escreve em todas as superfícies possíveis, criou para o Festival Transformar frases de mar e de Santos e, juntas, unem memória, afeto, arte têxtil e sustentabilidade. Lençóis antigos e retalhos com interferências manuais da Biaquefez, em diálogo com a escrita de Ida que revela o processo criativo da parceria e materializa o conceito da collab.
  • Rainhas Drag – Um olhar sobre a arte drag
    Do fotógrafo Gaspar Lourenço, com curadoria de Eduardo Ferreira e realização da Doc de Domingo. A mostra reúne 20 retratos que revelam a potência estética e política da arte drag. O espaço também contará com um figurino criado a partir de materiais reaproveitados e performance da Drag Magenta na noite de abertura.
  • G. Arte Galeria
    Sob curadoria de Felipe Landahl – com artistas como Prëo, Camila Bernardo e Edgard Vieira, além de novos talentos, em uma mostra imersiva ligada ao tema do festival.

Rodas de conversa e sustentabilidade

O espaço “Mar Aberto”, sediado no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95), abrigará debates sobre economia circular, design colaborativo, moda sustentável, upcycling e inovação nos negócios. A programação é organizada pelo Senac Santos, e tem entre os destaques também oficinas e workshops de gastronomia, arte e jardinagem.

Já o Instituto Supereco trará o Painel Eventos Sustentáveis – Do Planejamento à Entrega de Impactos Positivos, no (3/10), em parceria com a OBME e o HUB ManaMov. O painel trará convidados nacionais e internacionais, além do pré-lançamento do Manual de Boas Práticas de Eventos Sustentáveis.

O festival recebeu a Certificação de Evento Livre de Carbono, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), garantindo a compensação das emissões por meio do plantio de árvores nativas da Serra do Mar. Além disso, o Instituto Supereco, com o projeto Tecendo as Águas, conduzirá oficinas e ações educativas, abordando consumo consciente, descarte correto e valorização de recursos naturais.

Música e gastronomia

O clima festivo será garantido por DJs da Baixada Santista, em sets com apoio da Rádio Saudade FM, recriando a atmosfera dos antigos bailes de garagem dos anos 80 e 90.

Na área gastronômica, a curadoria da Revista Nove e do Guia de Bares e Restaurantes, coordenada pelo jornalista Diego Brígido, trará pratos e produtos que valorizam ingredientes locais e produtores regionais. Os drinks e bebidas ficam sob a batuta da Ativa House, de Kauê Lima, que promete coquetéis inspirados na identidade caiçara e em elementos naturais da Serra do Mar.

Realização e apoios

O Festival Transformar é uma realização da Re-Set.br, com curadoria musical de Gabriel Del Corso, Ed Souza e DJs da Rádio Saudade FM. Conta com o apoio educacional do Senac Santos, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Comunicação e Economia Criativa, Fundação Arquivo e Memória de Santos, Museu do Café, Instituto Supereco, Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), Santos Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial de Santos (ACS), BaFu – Barra Funda Autoral, CH Cenografia, Ativa House, AFROTU, Villarejo Art, Futrica Economia, G.Arte Galeria, Criativa, Couto Materiais de Construção, DOC de Domingo, Fashion Revolution, Ibis Valongo, S.Magalhães, Revista Nove e Virô. A assessoria de imprensa é da Elo Comunicação e as mídias sociais ficam sob responsabilidade da Akazi Criativa.

Programação Completa – Festival Transformar 2025

26/09 (Sexta-feira)

Casa da Frontaria Azulejada

11 às 20h –
Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica
13h30 – Oficina Marketing Verde – ESG na prática
15h
– Oficina Mesa com Arte – Sousplat
16h – Oficina Arte de Contar Histórias
18h30 – Abertura oficial + Performance da drag Magenta (mostra Rainhas Drag)
18h – DJ set Rádio Saudade FM (anos 80/90)

Museu do Café

Centro de Preparação de Café – CPC15h30 –
Workshop | Salada Aromas do Museu
16h30
– Workshop | Entre Grãos e Óleos Essenciais
Auditório
15h30 –
Palestra | Olhares Urbanos, Fotografia e Arquitetura em Foco

27/09 (Sábado)

Casa da Frontaria Azulejada

11h às 20h – Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica
13h30 – Oficina Azulejada – decoração de Azulejos
15h – Oficina Horta Caseira 16h – Oficina Quando te vejo, te sinto – Aromas que conectam histórias
18h30 – DJ set Rádio Saudade FM (anos 80/90)

Museu do Café

Auditório
14h30 –
Palestra | O café e a Aromaterapia: ciência, sentidos e conexões
15h30 –
Palestra | Quando Te Vejo, Me Vejo: curadoria de inspirações e a construção do seu branding pessoal
28/09 (Domingo)

Casa da Frontaria Azulejada

11h às 18h30
– Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica
13h – Oficina Mini jardim em vidro 14h – Oficina Mesa com Arte – Sousplat
17h –DJ set Rádio Saudade FM

Museu do Café

Centro de Preparação de Café – CPC
14h – Workshop | Pudim & Café – Encontro de Texturas e Aromas

03/10 (Sexta-feira)

Casa da Frontaria Azulejada

11h às 20h
– Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica
13h30 – Oficina Pintura Natural
15h
– Oficina Mini jardim em vidro
16h – Oficina Mureta Criativa – Patrimônio em Miniatura
19h – DJ set Glaucia Maismax
Museu do Café

Centro de Preparação de Café – CPC
15h30 – Workshop | Café na Pizza?

Auditório

9h – Painel Eventos Sustentáveis – Do Planejamento à Entrega de Impactos Positivos
 ✦ Realização: Instituto Supereco, OBME e HUB ManaMov
 ✦ Pré-lançamento do Manual de Boas Práticas de Eventos Sustentáveis

15h30 – Palestra | Produção Cultural – Como Transformar Sonhos em Projetos Socioculturais Sustentáveis e Inclusivos


04/10 (Sábado)

Casa da Frontaria Azulejada

11h às 20h
– Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica
13h30 – Oficina Toy Art – Crie seu personagem
15h –
Oficina Quando te vejo, te guardo comigo – Saquinhos aromáticos
16h – Oficina Fragmentos – Scrapbook e Encadernação Manual
17h – DJ set Fernando Britto (Tin God)

05/10 (Domingo)

Casa da Frontaria Azulejada

11h às 18h30
– Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica
13h – Oficina Quando te vejo, lembro de você – acessórios de bolsas
14h – Oficina O Olhar que Caminha – Camisetas como Manifesto de inspiração
17h – Oficina Quando te vejo, te guardo comigo – Saquinhos aromáticos
15h – Festa de Encerramento com DJ set Glaucia Maismax & Tin God  (back to back)

Museu do Café

Centro de Prearação de Café – CPC
15h30 –
Workshop | Café com Queijo

Serviço:

  • Festival Transformar
  • 26/09 e 03/10 (sextas): das 11h às 20h
  • 27/09 e 04/10 (sábados): das 11h às 20h
  • 28/09 e 05/10 (domingos): das 11h às 18h30
  • Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92) – Centro Histórico de Santos
  • Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95) – Centro Histórico de Santos
  • Redes oficiais: @festivaltransformar | @barrafundaautoral | @re.set.br | @villarejo_art


Informações para imprensa:

  • Elo Assessoria de comunicação
  • Tatiana Lopes (13) 99742-0699
  • tatiana@elocomunicacao.com

Compartilhe:

Obrigado por se inscrever. Confira sua caixa de entrada ou spam para confirmar seu cadastro!