
9ª edição do Dia de Portugal será realizada no dia 10 de junho
Música, dança, artesanato e comidas e doces típicos portugueses irão reunir milhares de pessoas no Centro de Santos durante a maior festa da comunidade portuguesa da região. O Dia de Portugal, que está em sua 9ª edição, será realizado no dia 10 de junho, das 9 às 18 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, ao lado do Santuário do Valongo e do Museu Pelé.
O evento gratuito, que costuma atrair cerca de 5 mil pessoas todos os anos, visa resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santistas.
A programação cultural terá 13 apresentações. Fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos ligados à Portugal levarão ao palco modas cantadas e bailadas de diversas regiões de Portugal, com trajes genuínos e utensílios típicos. Uma oportunidade para portugueses, descendentes, santistas e turistas, que poderão conhecer melhor ou simplesmente matar saudade da rica cultura lusitana.
A fim de movimentar ainda mais o Centro Histórico e contribuir com a festa, restaurantes do entorno estarão abertos, servindo pratos típicos da culinária portuguesa.
Durante todo o dia, quem quiser conhecer um pouco mais da cultura lusitana poderá visitar as tendas com artesanatos. Como nas edições anteriores, também estarão lá os famosos trabalhos manuais das Bordadeiras do Morro São Bento, que perpetuam em Santos a arte secular da Ilha da Madeira.
Sucesso de crítica e público, os tradicionais pratos típicos da culinária portuguesa também estarão à venda. Quem comprar, além de se deliciar com receitas doces e salgadas, ainda estará ajudando a Escola Portuguesa, que atende crianças carentes, e que receberá a renda obtida durante a festa.
Aqueles que quiserem guardar uma lembrança do evento também poderão comprar camisetas, canecas e chaveiros com a logomarca do Dia de Portugal.
E, como sempre, para que todos entrem no clima da festa e a colaborem para a deixar ainda mais bonita, os organizadores sugerem ao público que vá vestido com adereços ou roupas que lembrem as cores de Portugal.
Apresentações
A programação terá início às 9 horas, com missa no Santuário Santo Antônio do Valongo. Às 10 horas, haverá apresentação do Orfeão do Centro Cultural Português, seguida pela solenidade de abertura, às 10h30, com autoridades locais e representantes de entidades da comunidade portuguesa.
As apresentações musicais terão início em seguida, às 11 horas, e seguirão até as 18 horas. Os primeiros a subirem ao palco serão os integrantes do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande, seguido pelo Vira Livre, Rancho Folclórico Típico Madeirense, Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa, Andreza Mariana e Banda, Rancho Folclórico Verde Gaio, Ana Carla Lemos (fado), Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra, Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa, Grupo Fado por Acaso, Rancho Veteranos Apaixonados pelo Folclore, Banda Filhos da Tradição, Grupo Folclórico Cruz de Malta, e encerrando com a Banda Alma Lusíada.
A 9ª Edição do Dia de Portugal é uma realização da Escola Portuguesa, com apoio do Escritório Consular de Portugal em Santos, do Conselho das Comunidades Portuguesas e da Prefeitura de Santos.
O evento tem o patrocínio de: Almeida Restaurante, Agência de Turismo Vasco da Gama, Âncora Construtora, Armando Viagens e Turismo, Auto Posto Leão Vip, Barreiros e Lopes Advocacia, Clileal, Colégio Lamec, Elo Assessoria de Comunicação, Estrutura Construtora e Incorporadora, Gomes & Ferreira Construções, Grupo Macuco, Grupo Mendes, Joduarte, Laticínios Marcelo, Luxmar Imóveis, Mabelu Administradora e Locação de Imóveis, Marfinite, Mauá Construtora, Mendes Plaza Hotel, Monumento Shopping Car & Motos, Mundo Lusíada, Panificadora Roxy, Predimar, Restaurante Tasca do Porto, Supermercado Varandas, Tâmega Turismo e Seguros, Último Gole Restaurante Choperia e Unimed Santos.
Serviço
Dia de Portugal – 9ª Edição
Data: 10 de junho (domingo)
Local: Largo Marquês de Monte Alegre, Centro Histórico de Santos – ao lado do Santuário do Valongo e do Museu Pelé
Horário: 9 às 18 horas